Este post é o 1º de uma série que intenta ser uma actualização de alguns-estados-de-coisas no projecto que efectivamente fez nascer o Google e perdura como o primacial desta empresa (sempre em estado beta) o: Google Book Search (GBS), ou cá entre nós o: Google Pesquisa de Livros.Uma actualização nomeadamente deste post do BEP: “Google Book Search: milhares almejam ser a 13ª biblioteca do projecto”, já datado de 5 Março de 2007. De lá para cá o Google - GBS estabeleceu acordos a nível de bibliotecas com mais 17 grandes bibliotecas de vários países do mundo: Alemanha, Japão, Índia, Suiça, Bélgica, EUA, e o mais inaudito com uma grande biblioteca francesa. Após uma intransigente e efectiva oposição desde o 1º minuto por parte “Bibliothèque Nationale de France” ao GBS, o Google firmou um importante acordo há cerca de 4 meses com a segunda maior biblioteca em solo francês: a Biblioteca Municipal de Lyon. Continuam a ser sobretudo acordos com bibliotecas universitárias, apesar de desde então também contemplarem acordos com duas bibliotecas públicas (Lyon e a Estatal da Baviera). O leque de Línguas abrangidas aumentou significativamente. Registe-se o historial de parcerias do GBS com grandes bibliotecas pelo mundo fora.
1ª Bibliotecas da Universidade de Michigan -2002 2ª Bibliotecas da Universidade de Oxford - 2004 3ª Bibliotecas da Universidade de Stanford -2004 4ª Bibliotecas da Universidade de Harvard - 2004 5ª Biblioteca Pública de Nova Iorque - 2004 6ª Bibliotecas da Universidade da Califórnia – 12-08-006 7ª Bibliotecas da Universidade Complutense - Madrid - 27-09-006 8ª Bibliotecas da Universidade de Wiscosin-Madison – 11-10-006 9ª Bibliotecas da Universidade da Virgínia – 14-11-006 10ª principais Bibliotecas da Catalunha - 10-1-007 11ª Bibliotecas da Universidade de Texas (em Austin) – 19-01-007 12ª Bibliotecas da Universidade de Princeton – 5-2-007
13ª Biblioteca Estatal da Baviera – 6-3-007 http://www.bsb-muenchen.de/index.php?L=3
A Biblioteca Estatal da Baviera, sedeada em Munique, é uma das mais importante e renomeadas bibliotecas de investigação do mundo, possuindo cerca de 9 milhões de documentos. Possui a maior colecção do mundo de incunábulos (cerca de 20 mil), incluindo a "Bíblia de Gutenberg", a segunda maior colecção de periódicos e séries monográficas da Europa (47 200 subscrições); e mais de 90 mil manuscritos. Esta Biblioteca celebra em 2008 450 anos de existência. O projecto com o GBS contempla a digitalização de um milhão de livros, livres de direitos de autor. As obras serão sobretudo em Língua Alemã, mas haverá também títulos em italiano, francês, latim e inglês. Alguns dos exemplares datam dos primeiros anos após a invenção da imprensa de caracteres (tipos) móveis de Gutenberg.
14ª Universidade de Lausanne, Suiça – 15-5-007 http://www.unil.ch/bcu/
A Biblioteca da Universidade de Lausanne, fundada em meados do séc. XIV, foi a primeira biblioteca de Língua Francesa a juntar-se ao Google Book Seach (GBS). A biblioteca possui mais de 2 milhões documentos impressos. Numa primeira etapa, vão ser digitalizados 100 mil documentos (5% dos seus fundos), livre de direitos autorais, que estão disponível gratuitamente on-line, desde Setembro de 2008. Compreendem obras do séc. 17 ao 19. Todos os custos, estimados em 7 milhões de euros, são suportados pelo Google. A digitalização resulta em dois exemplares: um para Biblioteca e outro para o Google. Não estão a ser digitalizados somente livros em Língua Francesa mas também ingleses, germânicos, espanhóis, italianos e até Japoneses.
15ª Universidade de Mysore, India – 22-5-007 http://mul.uni-mysore.ac.in/
Mysore é uma das cidades da Índia que regista maior desenvolvimento tecnológico e informático. Fica próxima da mega-urbe de Bangalore e a cerca de 400 km da cidade do Goa. No âmbito do projecto GBS vão ser digitalizados 800 mil documentos/livros, sendo 100 mil manuscritos. Um número razoável de livros e documentos está escrito em folhas de palmeira. Os documentos mais antigos datam do séc. VIII. Todos os custos são suportados pelo Google, que em retorno poderá disponibilizá-los em texto integral no seu portal “Google Book Search”
16ª Universidade de Ghent, Bélgica – 23-05-007 http://lib.ugent.be/
A Biblioteca desta universidade possui a particularidade de possuir uma torre com 64 metros de altura, repartidos por 24 pisos, sendo 4 subterrâneos. Possui cerca de 2,5 milhões de volumes, sobretudo em língua francesa e língua flamenga. Ainda não foi divulgado de modo preciso o montante e tipo de documentos a digitalizar no âmbito do projecto GBS.
17ª a 25ª Committee on Institutional Cooperation, CIC, EUA – 6-06-07 http://www.cic.net/Home.aspx
O CIC é um consórcio nacional de 12 universidades de investigação, incluindo a Universidade de Chicago, Univ. de Illinois, Univ. de Indiana, Univ. de Iowa, da Univ. de Michigan, Univ. do Estado de Michigan, Univ. de Minnesota, Univ. de Northwestern, Univ. do Estado de Ohio, Univ. do Estado de Pensilvânia, Univ. de Purdue, e da Univ. de Wisconsin-Madison. No total as suas bibliotecas albergam mais de 100 milhões de volumes. O Google vai trabalhar com o CIC para digitalizar colecções em todas as bibliotecas, do CIC, até 10 milhões de volumes. O Google já tinha estabelecido previamente um acordo com duas das universidades deste consórcio: Univ. de Michigan e Univ. de Wisconsin-Madison. O Google suporta os custos globais ao passo que as universidades suportam os custos de selecção, e preparação, transporte para a digitalização.
26ª Universidade de Keio, Japão– 5-07-007
A mais antiga universidade do Japão e também considerada uma das 4 mais prestigiadas universidades nipónicas. Por curiosidade, o website da Univ. de Keio foi o primeiro de uma universidade a nível mundial a granjear um pagerank 10. Com remodelação da política de pagerank do Google apenas restam 3 websites com pagerank 10 (o próprio Google, o governo dos EUA e departamento de saúde e serviços humanos do governo dos EUA), e deste modo o website da Univ. de Keio possui no momento pagerank 9. As bibliotecas desta universidade albergam cerca de 4,5 milhões de volumes. Serão digitalizados 120 mil livros em domínio público.
27ª Universidade de Cornell, EUA– 7-08-007 http://www.library.cornell.edu/
A universidade compreende 20 bibliotecas, com um total de cerca de 8 milhões de volumes e mais de 60 mil títulos de periódicos. No âmbito do projecto GBS serão digitalizados 500 mil volumes, a maioria pertencentes à Biblioteca de Mann, a principal da universidade.
28ª Universidade de Columbia, EUA - 13-12-007 http://www.columbia.edu/cu/lweb/index.html
A universidade compreende 25 bibliotecas, com um total de cerca de 9,3 milhões de volumes e cerca de 120 mil títulos de periódicos. Ainda não foi divulgado de modo preciso o montante e tipo de documentos a digitalizar.
29ª Biblioteca Municipal de Lyon, França - 22-07-008 http://www.bm-lyon.fr/
Esta biblioteca é a segunda maior da França, depois da Biblioteca Nacional de França, cujo anterior director era um dos maiores oponentes ao projecto “Google Book Search” A biblioteca possui cerca de 2 milhões de volumes, dos quais serão digitalizados 500 mil volumes, em domínio público. Não serão digitalizados somente livros em Língua Francesa mas também ingleses, germânicos, italianos, espanhóis, latim, e até japoneses.
Espero em breve afixar as seguintes partes sobre o projecto "Google Book Search", abordando nomeadamente: - os acordos do Google com dezenas de milhares de editoras ao longo dos últimos anos. - o recente acordo, nos EUA, do Google com o "Sindicato de Autores norte-americanos" (Authors Guild) e com a "Associação de Editores Americanos" em que o Google lhes pagou 99,8 milhões de euros como forma de recompensa por eventuais prejuízos. - as infindas funcionalidades de pesquisa e trabalho com o GBS - as amplas referências bibliográficas em formato multimédia dos documentos - a disponibilização do GBS noutros websites, fóruns, blogs, etc. - informações sobre o designado "Programa Parceiro" - e no global, as pressupostas vantagens e desvantagens do GBS - e ainda, se possível, mais algumas coisinhas...
Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e o Google, Fontes de Informação, Informática Internet e Bibliotecas, Livros e afins, Projectos / Iniciativas Internacionais |